Atendimento: 12:30h às 18h

Sobre Nós

Institucional FMA

 

A História da FMA

Em1937, os clubes Américo, Atlético mineiro, Cruzeiro, Minas Tênis Clube, Pavssandu e Clube Ginástico de Juiz de Fora fundaram a Federação Mineira de Atletismo (FMA) tendo como sua sede a cidade de Belo Horizonte. Uma associação desportiva com o objetivo de representar o atletismo amador no estado.

Por não possuir fins lucrativos, a associação enfrentou (e ainda enfrenta) muitos problemas financeiros, contando com o importante apoio de prefeituras e clubes associados.

Com o passar dos anos, a federação continuou regulamentando os eventos ligados ao atletismo ligados ao atletismo dentro de Minas. E seguindo os parâmetros e metas da Confederação brasileira de atletismo, a instituição atingiu o pleno amadurecimento.

Depois de superar tudo isso, a FMA mantém suas atividades e o orgulho de ver seus atletas crescendo e participando de campeonatos nacionais e no também no exterior.


Formação da Direção

Entenda como se organizam os representantes do atletismo mineiro

Seguindo o ciclo olímpico, a cada quatro anos são escolhidos por meio de uma eleição, os representantes da federação mineira de atletismo, na presença de seus filiados, que são formados pelas prefeituras, ongs, fundações, ou qualquer pessoa que compareceu a dois ou mais eventos promovidos pela entidade no ano anterior.

Nesse processo, que ocorre na sede em Belo Horizonte, os clubes interessados indicam um presidente, um vice-presidente e o conselho fiscal, que nestes quatro anos representarão à entidade mineira.

Em 2009, o novo presidente Nilson Moura e seu vice Oldeni José dos Santos, serão apoiados durante este quatro anos pelo diretor financeiro Ricardo Sousa Siviero e um conselho fiscal formado por Prof. Hélvio Vieira Maia (Passos de Minas), Dr. Olegário Silva Araújo (Ipatinga), Celso Clemente (João Monlevade) e Paulo Aparecido Borges (Passos de Minas), Janderson Melo (Uberlândia) como seus suplentes.

Este conselho existe há quase 72 anos e é responsável por organizar, autorizar os eventos ligados ao atletismo e administrar as despesas da entidade, bem como as demais responsabilidades da mesma.

 

Um pouco de História

Veja um resumo dos acontecimentos que levaram à formação do atletismo

Na antiga Grécia, o atletismo foi a única competição a ser realizada nos primeiros Jogos Olímpicos que tiveram lugar em Atenas em 776 AC. O evento atlético era conhecido como o "stade", uma corrida que cobria o comprimento do ateniense Estádio Olímpico.

Os Jogos Olímpicos continuaram a ter lugar em Atenas a cada quatro anos, com todas as guerras suspensas durante o período dos jogos. Ao longo do tempo, vários eventos foram adicionados aos antigos jogos, como corridas, lançamento de disco, dardo, salto e luta. Os jogos romanos também foram incorporados a uma forma de atletismo, embora os acontecimentos favorecidas pelos romanos fossem as corridas de carruagem, luta e o mais significativo: combater gladiadores.

O atletismo se tornou mais diversificado durante a Idade Média, quando os filhos dos nobres eram treinados para correr, saltar e lutar, promovendo muitas vezes concursos entre nobres rivais. No século XIX, os eventos modernos que são familiares com o atletismo de hoje começaram a surgir, como parte de um programa oficial de educação física nas escolas.

As escolas começaram a organizar competições, das quais as primeiras tiveram lugar em Exeter College, Oxford, em 1850. Os primeiros Jogos Olímpicos modernos tiveram lugar em 1896 e o atletismo foi o elemento-chave do jogo, com a concorrência a ser dividida em pista e eventos de campo. Em 1928 mais progressões foram feitas quando as mulheres foram autorizadas a participar em competições de atletismo.

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF - International Association of Athletics Federations) foi criada em 1912, e desenvolveu uma série de normas internacionais, assim como as regras, as competições e os regulamentados desde então. Hoje, existem inúmeras modalidades que combinadas formam o atletismo. Na competição, a maioria destes eventos é realizada em uma pista de 400m.



Facebook